quarta-feira, 2 de julho de 2008

Vai pagar quanto ?


Hoje estou começando com meu primeiro artigo aqui e para começar falando um pouco de mercado, de marketing, queria falar algo que sempre me fascinou, pode ser simples, mas ao mesmo tempo muito complexo.


O posicionamento de produtos ou positioning.

Isso começou junto com o marketing lá atrás quando uma marca de sabonetes, Procter & Gamble, se diferenciava da concorrência criando sua logo marca para seu produto, que até então eram todas iguais no mercado. Porém ai que vem o título desse texto que na verdade é o inverso do que quero dizer.

O marketing com suas técnicas e ferramentas, tem a capacidade de pegar produtos iguais em seu conteúdo e fórmula, e diferenciar seu posicionamento no mercado, vender melhor suas qualidades, dar a resposta perfeita para o cliente, ascender dentro de você através da marca o interesse em valorizar um produto pelo o que ele se tornou e não pelo o que ele é. Traduzindo, você pode se encantar pelo mesmo liquidificador, que tem as mesmas funções de outro, simplesmente pelo o que o posicionamento da marca e do produto passam a você. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer, esse é mais caro mas também é de “tal” marca né!

Isso vem implícito no marketing, desde a criação e colocação do produto no mercado, o zelo da marca, seu atendimento ao cliente, seu pós atendimento entre outras, ou seja, o posicionamento se faz com estratégia e com a história bem escrita da empresa no seu dia a dia.

Isso faz com você chegue ao patamar de cobrar pelo o que sua marca e seu posicionamento têm e não pelo o que ele faz.

Pensando assim acho que podemos mudar a pergunta para, vou cobrar quanto ?
Nós próximos textos, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Nenhum comentário: