O termo Buzz Marketing, esta associado a uma estratégia de marketing que estimula um cliente repassar a outros, dentro de seu âmbito social, informações sobre serviços e produtos. Este fenômeno é como um vírus real, que se espalha rapidamente.
Conforme Rodrigo Carneiro da BuzzNow, tratam-se de "idéias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planejada por um agente externo"
Diferente do Marketing Viral, que é feito pela internet, o Buzz, pode ser difundido em qualquer meio, seja físico ou pela net. A comunicação é feita entre pessoas próximas e vai se espalhando.
A origem da palavra Buzz traduzindo ao pé da letra significa algo como burburinho, ou aquilo que chamamos de boca-a-boca.
Esta área se especializou, para criar e monitorar estas ações de Marketing, que antes aconteciam ao acaso.
Para que essa atividade ocorra perfeitamente, a ação precisa acertar o alvo. O objetivo da ação é criar uma grande notoriedade, sem gastar fortunas em publicidade de massa, e marcando território de uma maneira forte, com grandes defensores da marca.
Grandes empresas costumam atuar em locais inesperados, mas que tenha ligação com o seu negócio. A Ford para promover o novo Fiesta se utilizou de locais como postos de gasolina, com frentistas fazendo divulgação do carro, nos shoppings que participaram da ação, o consumidor tinha vaga de estacionamento diferenciada e a empresa utilizou muito corpo a corpo com profissionais preparados.
Quando essas ações tomam a atenção do consumidor de maneira inesperada desperta sua atenção, faz com que o próprio divulgue e espalhe de uma maneira bem animada e motivada, que acaba atraindo o desejo do seu circulo de amizade em conhecer mais sobre o produto/serviço.
Muitas empresas se utilizam do Buzz Marketing, com muito sucesso e retorno, tais como: Puma, Nike, Post-it, Red Bull, Google, Hotmail, Pulseiras Lance Armstrong, Palm One, Harry Potter, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Kate Spade, Bulgari, Guess?, Ford, Nokia, Apple, AirWalk, 3M, dentre muitas outras
Para finalizar, nós ficamos com a definição de Arthur D. Little: “O Buzz Marketing trata-se de uma das novas estratégias de Marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de Marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas”.
Um grande abraço e com certeza iremos voltar a comentar sobre este assunto.
Conforme Rodrigo Carneiro da BuzzNow, tratam-se de "idéias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planejada por um agente externo"
Diferente do Marketing Viral, que é feito pela internet, o Buzz, pode ser difundido em qualquer meio, seja físico ou pela net. A comunicação é feita entre pessoas próximas e vai se espalhando.
A origem da palavra Buzz traduzindo ao pé da letra significa algo como burburinho, ou aquilo que chamamos de boca-a-boca.
Esta área se especializou, para criar e monitorar estas ações de Marketing, que antes aconteciam ao acaso.
Para que essa atividade ocorra perfeitamente, a ação precisa acertar o alvo. O objetivo da ação é criar uma grande notoriedade, sem gastar fortunas em publicidade de massa, e marcando território de uma maneira forte, com grandes defensores da marca.
Grandes empresas costumam atuar em locais inesperados, mas que tenha ligação com o seu negócio. A Ford para promover o novo Fiesta se utilizou de locais como postos de gasolina, com frentistas fazendo divulgação do carro, nos shoppings que participaram da ação, o consumidor tinha vaga de estacionamento diferenciada e a empresa utilizou muito corpo a corpo com profissionais preparados.
Quando essas ações tomam a atenção do consumidor de maneira inesperada desperta sua atenção, faz com que o próprio divulgue e espalhe de uma maneira bem animada e motivada, que acaba atraindo o desejo do seu circulo de amizade em conhecer mais sobre o produto/serviço.
Muitas empresas se utilizam do Buzz Marketing, com muito sucesso e retorno, tais como: Puma, Nike, Post-it, Red Bull, Google, Hotmail, Pulseiras Lance Armstrong, Palm One, Harry Potter, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Kate Spade, Bulgari, Guess?, Ford, Nokia, Apple, AirWalk, 3M, dentre muitas outras
Para finalizar, nós ficamos com a definição de Arthur D. Little: “O Buzz Marketing trata-se de uma das novas estratégias de Marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de Marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas”.
Um grande abraço e com certeza iremos voltar a comentar sobre este assunto.
Reinaldo Cirilo
Líder Executivo - Midiando Marketing
Líder Executivo - Midiando Marketing
Sites consultados:
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Buzz_Marketing.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/03/23/Bahia_Nacional/Montadora_Ford_aposta_no_Buzz_Mar.shtml http://imasters.uol.com.br/artigo/9669/webmarketing/buzz_marketing_e_possivel_controlar/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/03/23/Bahia_Nacional/Montadora_Ford_aposta_no_Buzz_Mar.shtml http://imasters.uol.com.br/artigo/9669/webmarketing/buzz_marketing_e_possivel_controlar/
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