quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Melhor pensar antes de fazer

Não sei quantos dos leitores do MARKETING BLOG estão sabendo da polêmica causada por uma propaganda (falsa? verdadeira? tentativa de Cannes? ou sei lá o quê?) supostamente feita pela DM9DDB para a WWF, mas esse assunto está causando furor nesses últimos dias.

Leiam mais aqui: http://www.brainstorm9.com.br/2009/09/02/a-polemica-wwf-e-o-11-de-setembro-espero-que-voce-morra-de-fome-nas-ruas/#comment-47456

Quem criou a propaganda usou a imagem de NY, ainda com as duas torres e vários aviões prontos para atingi-las. E fazendo uma comparação entre o ataque de 11/9 com as mortes causadas pelo Tsunami. Tem também um vídeo no mesmo artigo. O comentário mais brilhante até agora que li sobre o assunto foi feito por Pedro Burgos (comentário número 71 do mesmo post) que transcreverei aqui:

Pedro Burgos:
quinta-feira, 3 de setembro de 2009 - 0:46

O que me entristece (enoja é a melhor palavra) profundamente é que isso ainda pode ser considerado “polêmico”. É idiota, de mau gosto e parte de um argumento absurdo – comparar tragédias. Isso deveria ser claro pra todo ser pensante. Mas aí entra o antiamericanismo do brasileiro, então o povo daqui (que tem certeza que o homem não foi a Lua, pra citar Zeitgeist como fonte), que se acha superior, fica querendo dar lição de moral nos americanos. Por favor.
Quem acha que ela só pegou mal porque foi com 11 de setembro, que tal fazer diferente: (números chutados):

- Foto de Hiroshima. (Mais pessoas morrem de malária todo ano). Filme: 80 bombas caindo no Japão. Como vai ser recebida no Japão? Ué! Mas eles mereceram! Quem mandou atacar Pearl Harbor?

- 60 pessoas num campo de concentração. Em 6 meses morreram mais pessoas com arma de fogo que todos os judeus na segunda guerra. Filme: caminhões cheios de pessoas chegando aos campos.
- Uma criança sendo arrastada, pelo cinto de segurança preso, por um carro nas ruas do Rio. Gente, só morreu UMA pessoa e neguinho fazendo escândalo? Filme: 50 mil carros nas ruas do Rio arrastando crianças, pedindo pro povo se preocupar com a cólera no Sudão, que mata mais gente.

Posso dar cento e cinquenta mil exemplos, mas a lógica é simples: Desgraças não são comparáveis. Assim como você não chega para sua tia: “Ah, é? Você tá tremendo porque te assaltaram e levaram SÓ um celular? Olha só: marca de bala! Comigo foi pior”. Ninguém com algum coração faz isso. Como você espera que a sua tia reaja? Da pior maneira possível. Até porque nem você, nem ela, nem os EUA, nem as vítimas do Tsunami tinham CONTROLE sobre a situação. Estamos comparando duas fatalidades.

É ridículo, um crime contra uma marca como a WWF e espero que a publicidade brasileira receba a lição em forma de multa. Grande. Mas pelo que vejo nos comentários do maior blog de publicidade do Brasil eu não tenho porque ter qualquer esperança.

E o povo comparando com o mal que os EUA causam ao meio ambiente… Não sabe nem o que É uma Tsunami. Triste, triste.

----

Vários comentaram que a ideia era chocar o público, outros criticaram os EUA, outros ficaram chocados, outros defenderam. Para mim, que achei que o material foi um pouco longe demais, ficou a lição de que se deve pesquisar muito o público-alvo, pensar muito os costumes e valores antes de se criar um material.

A DM9DDB está apagando um incêndio com proporções gigantescas ao redor da sua imagem nesta semana por causa deste anúncio, com repercursão negativa mundial, que poderá lhe custar caríssimo diante de seus pares, parceiros, público e clientes.

Nenhum comentário: