segunda-feira, 27 de abril de 2009

Apple - iMac Unboxing

Estava eu conversando com um amigo, hoje pela manhã, sobre branding, sobre o amor que as pessoas têm pela marca e ele me mandou entrar no You Tube.

Quando entrei no site, ele me disse “olha procura por vídeos com o seguinte título - iMac Unboxing”. Pois é leitores, existem milhares de vídeos e por consequência comentários, sobre a “maravilhosa” experiência de desembrulhar um produto Apple.

Até que ponto, chega o fanátismo deste clientes é impossível prever.

Eles são conhecidos como Branding Guardians, como diria o Professor Madia. E esta nova conjuntura do Marketing, ele considera também uma nova era do Marketing, um novo capitulo da história.

Abaixo segue o vídeo para vocês assistirem, e sentirem um pouco do que uma marca forte como a Apple é capaz de fazer com as cabeças de seus clientes.

Ah: Este mesmo amigo que indicou o vídeo, disse que ficou por horas em uma loja do Morumbi Shopping, só observando os iMacs... olha o nível...

Abraços.



7 comentários:

Mauricio disse...

Fascinante o seu post de hoje.
Eu mergulharia numa pesquisa
sobre branding e comportamento
do consumidor. Demais!

Parabéns pelo blog. Continue!

grammlich disse...

É, eu confirmo a teoria da fascinação dos consumistas. E assino!

Daniele Zandoná disse...

e eu não entendo, juro. Essa obsessão me parece uma tentativa de conseguir uma personalidade artificial. mas ainda tenho anos de estudo até provar isso. =)

Ronald disse...

Há sim um certo exagero. Mas você só tem uma vaga idéia do que leva um cidadão a idolatrar a Apple quando você adquire um Mac.

Antes de pensar em Branding e comportamento do consumidor, deve se levar em conta primeiramente o comportamento da empresa detentora da marca para com o consumidor. Se há algum case de marketing nisso (no vídeo, bem entendido!), a essência está na forma como a Apple trata os seus consumidores. É realmente uma empresa diferenciada ao extremo, a ponto de trocar peças relativamente caras gratuitamente e fora do prazo de garantia. Sem falar, é claro, que produzem uma máquina que está anos luz à frente dos seus concorrentes.

Daniele Zandoná disse...

oi, Ronald =)
concordo com boa parte do seu comentário. mas quanto a anos luz à frente, não... só vou aceitar isso quando o sistema não for mais metáforas de pastinhas (criação do século passado ainda) e que não tivermos mais mouses e teclados. Melhorou um pouco com a tela do iPhone e o Surface. Mas está longe de uma boa Interação Humano Computador ainda...

Reinaldo Cirilo disse...

Acho bacana este encantamento com a compra de um produto. Nós não podemos ser hipócritas a ponto de não lembrarmos do nosso encantamento de quando éramos crianças e ganhavamos as primeiras bicicletas, bolas, bonecas e etc.
É a mesma coisa, acho louvável empresas conseguirem manter este grau de "tesão" de quando éramos pequenos. Mas claro, acredito que tudo nessa vida deve ter limites...

Daniele Zandoná disse...

legal esse ponto de vista do encantamento, Reinaldo. Estou tão acostumada a ver as coisas do ponto de vista da usabilidade, forma e função, do que está por trás do branding, que acabo esquecendo da satisfação de estar feliz apenas por ter feito uma compra certa. Sinto isso quando compro um par de Havaianas novo. E valeu pela discussão, Ronald. É sempre bom ouvir pontos de vista diferentes dos nossos. =)