quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mídias Sociais

Como o próprio nome diz social em nossa comunidade sempre foi algo que agrupou tribos, gerações, opiniões e gostos. As famosas mídias sociais, diferenciadas por segmento e atuações, nada mais são do que ferramentas e serviços on-line, capaz de unir grupos do mesmo interesse e ou afeto. Pouco se sabe, mas acredito que o grande estouro dessa mídia ocorreu em 2006, com o advento e chegada de novas plataformas que se popularizaram como Orkut, Youtube entre outras.
panorama-de-midia-social-2

O fato é que a geração ´´y`` já nasceu conectada a internet e celulares. Para eles isso é mais do que uma realidade, faz parte do modo de se comunicar. Sabe-se também que grande parte dessa geração já não lê jornais e revistas, assistem muito pouco televisão e quase nunca ouvem rádio. Mas estão totalmente conectados a diversos tipos de mídia social, todos os dias em todos os lugares. Isso preocupa, pois marcas que não atinarem para isso, não estarão comunicando para esse público. Outro observação importante é que você pode hoje não estar comunicando esse público, mas isso também não quer dizer que eles não pensam e falam de sua marca na rede. Lembre-se que todos últimos grandes sucessos e fenômenos, se tornaram grandes por causa da rede, isso pode ocorrer para o bem e para o mal.

Mídia social é uma realidade e um sucesso. Não só a nova geração mas todos internautas vivem conectados a isso. Desde a criação da internet a palavra mais procurada foi ´´sexo``, e pela primeira vez algo superou isso. As redes sociais criaram volume suficiente para se tornarem mais relevantes no mundo das buscas. Dados informam que cerca de 35% da população no Brasil, esta conectada a internet. Ou seja, mais de 65 milhões de pessoas, isso inclui também classes C e D. Para quem não acredita nisso, é só refletir ! As Casas Bahia, não é ingênua e começou a vender computador, por que aposta no futuro. Isso é realidade.

O mais incrível disso tudo é que dos 87% dos usuários on-line, atuam ativamente em redes sociais. Eles chegam a passar cerca de 48 horas por semana conectados. Esse tempo de exposição é mais relevante do que qualquer outro veiculo. Dessas 48 horas semanais, 62% já são destinadas as mídias sociais.

Eu não sei qual a comunicação da sua empresa, e sua estratégia. Mas esta mais do que provado, que internet e suas ferramentas, não são o futuro. Já fazem parte do presente! Especializar sua comunicação nesse mercado hoje não é mais necessidade e sim obrigação! Pense nisso.


2 comentários:

Rafael Souza. disse...

Acompanho o blog a um bom tempo, quero fazer uma crítica, as reportagem são bem interessantes, mas muita delas faltam as fontes de onde realmente os números vieram, acredito que sejam verdadeiros, mas é importante mostrar quem fez essa pesquisa se foram vocês mesmo, excelente! Mas, pelos dados ou estão baseados em algo mais concreto que apenas o "achismo". Devem ter cuidado em citar a fonte corretamente.

Abraços

Caio Bertoni disse...

Olá Rafael, boa tarde !

Você tem razão, também acho a fonte de todos os dados muito relevante e comprobatória.

Esses dados foram tirados de um fórum da Câmara Americanca de Campinas - Sp ( AMCHAM ). Baseado em um movimento e discussão nomeado de #thinkweb.

Mas irei tentar levantar com o Wagner Fontoura da BoomBust, que foi a pessoa que citou todos esses dados.

Obrigado pela sua atenção.

@caiobertoni