sábado, 31 de outubro de 2009

Entrevista Revista "Carreira & Sucesso", Liderança

Carreira & Sucesso : Quais os pontos ou temas básicos abordados em um treinamento para liderança?
Flávio Maneira: Quando falamos em “Liderança” estamos falando de “pessoas” e é simplesmente fascinante conhecermos um pouco mais sobre nossos comportamentos sustentados pela neurociências, como por exemplo o “pré-conceito” ( que na verdade é um mecanismo de defesa da nossa mente primata). Além disso trabalho em temas como: Tendências mercadológicas, líderes do futuro, relacionamento interpessoal, gestão do conhecimento, coaching, feedback e mudança.

Carreira & Sucesso : Quais as competências desenvolvidas no treinamento?
Flávio Maneira: É promovido um ambiente de “auto-conhecimento”, trabalhamos tanto nas competências técnicas (coaching, feedback,plano de ação) como comportamentais (inteligência emocional, inteligência social)

Carreira & Sucesso : Normalmente, qual o perfil de profissional que participa desse treinamento?
Flávio Maneira:É um público bem eclético (gerentes,coordenadores,treinadores,diretores,empreendedores, micro-empresários,pedagogos,etc) porém de forma geral bem participativos e com muita vontade de aprender o que há de novo e trocar experiências.

Carreira & Sucesso : Geralmente, o colaborador é quem solicita um treinamento desse tipo por conta própria ou é a empresa quem o convida?
Flávio Maneira:Acredito que é bem dividido, porém seria ótimo para as empresas que os seus colaboradores pudessem ver o que há de novo e serem auto-críticos no sentido de buscar evolução contínua.

Carreira & Sucesso : Há particularidades na aplicação de um treinamento dessa natureza dependendo da área de atuação do profissional?
Flávio Maneira:Em via de regra não, porém é sempre bom estar alinhado com os processos da sua empresa e se isso for um impeditivo percebido, por que não tentar inovar?

Carreira & Sucesso : Há variações na liderança, como a liderança emocional, motivacional, entre outras. Quais você acredita ser as mais importantes no desenvolvimento de um líder?
Flávio Maneira:Todas, na verdade um conjunto delas para serem aplicadas de acordo com a situação (liderança situacional), porém a capacidade de: ouvir, perguntar e motivar (inspirar) são fundamentais.

Carreira & Sucesso : Qual acredita ser a forma ou método mais eficaz de treinamento em liderança?
Flávio Maneira:A metodologia tem que ser prática, clara e vivencial.

Carreira & Sucesso : Existe algum caso de sucesso, fruto de um treinamento de liderança, que possa citar? Se detalhasse com estatísticas e números seria mais interessante ainda.
Flávio Maneira: Em Março 2009 assumi um time de representantes no brasil de uma linha de negócios envolvendo alta complexidade (medicamentos bem específicos) que por volta de 1 ano vinha sofrendo com mudanças do time de liderança (estrutura) perdendo assim a esperança e que de certa forma contribuiu para a performance abaixo do esperado...

Antecedendo nosso primeira reunião presencial enviei uma apresentação (ppt c/ fotos) minha envolvendo: quem sou eu? minhas conquistas; minha carreira; meus lazeres; minha família;meus objetivos pessoais e profissionais e minhas expectativas com o time e solicitei para que cada um fizesse o mesmo e me apresentasse em nossa reunião.

Foi unânime a felicidade e motivação de cada um do time falar de si mesmo, ou seja, contar sua história (todos nós temos uma), basta ouvirmos com atenção e de verdade. Após isso disse que a partir daquele momento iniciava uma nova equipe e que para mim o principal numa empresa são “as pessoas” que ela tem. Fizemos um “contrato de expectativas” tanto meu para com o time como do time para comigo e definimos que nossos pilares são: Transparência, Ambiente e Desenvolvimento.

De acordo com nosso últimos resultados a equipe evolui mês a mês tendo como a média de evolução do último trimestre de 128%.

Carreira & Sucesso : Como identificar um colaborador com capacitação para ser líder?
Flávio Maneira: Percebendo algumas competências como: capacidade de ouvir, motivar, foco na solução, ser resiliente e original (inovador).

Carreira & Sucesso : Qual sua opinião sobre treinamentos online?
Flávio Maneira: De forma geral estamos num momento de “convergência” do conhecimento e sem dúvidas é um pilar muito importante para essa nova era.

O crescimento mês a mês do e-learning é a prova de que não precisamos mais ir atrás do conhecimento , ele vem até nós. Sou um entusiasta dos treinamentos on line e conheço pessoas que aprenderam a falar de forma fluente inglês somente com o e-leraning, ou seja, depende de como nos dedicamos para aprender, se de fato quisermos aprendemos, seja da forma EAD ou presencial, sem dúvida o mundo ideal é a sinergia entre os dois métodos de ensino.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Steve Jobs em Stanford

Amigos,

Este discurso é muito bacana e muito inspirador, ainda mais se tratando de um gênio dos negócios, que passa um pouco de sua experiência de vida, para os alunos da Graduação de Stanford EUA.

Vale muito à pena assistir.

Abraço.

"Concorrência Saudável", por Flávio Maneira



Deparamos-nos com a “concorrência” mesmo antes de termos conhecimento do significado dessa palavra. Já concorremos neste mundo desde a infância. Essa concorrência nos acompanhará pelo resto de nossas vidas e, acreditem, a “escolha” de aceitar isso bem ou não será a direção de como iremos viver, tanto nossa vida pessoal quanto nossa vida profissional.

Logo na origem da vida já começa a nossa longa jornada: quando milhões de espermatozóides “concorrem” para ver qual será o “mais preparado” para vencer e conquistar a donzela chamada “óvulo”. Minha pergunta: o fato de os espermatozóides “concorrerem” entre si significa que eles são inimigos e devem brigar? Bem, particularmente eu acredito que não, e se me permitem vou compartilhar com vocês uma experiência no mundo da concorrência.

Trabalho na indústria farmacêutica há mais de dez anos e em muitos desses anos me dediquei a uma área específica de medicamentos ligados ao sistema nervoso central, que atuam em doenças complexas junto a neurologistas, psiquiatras e geriatras.

Grande parte do meu trabalho consistia em me “preparar” muito para demonstrar aos meus clientes os benefícios dos meus medicamentos no combate a determinadas doenças, já que a linha entre os meus medicamentos e os da “concorrência” era muito tênue (o setor é um dos segmentos que mais investem no campo da inovação, buscando maior eficácia com menor efeito colateral e adverso). Porém percebi que muitas vezes eu não obtinha sucesso.

Entre uma conversa e outra com meu gestor, eu me justificava dizendo que me preparava, que atendia bem ao médico, etc., e que a “concorrência” me deixara sempre nervoso. Certa vez ele me disse o seguinte: “Flávio, a melhor coisa que existe é a concorrência, e digo-lhe mais, agradeça sempre por ter concorrentes, pois são eles que auxiliam você a se desenvolver. Ao contrário do que faz, sugiro o seguinte: aproxime-se deles, tome um café com eles, se permita conhecer a pessoa que está por traz da concorrência, você vai se surpreender com o resultado”. Após isso, ele me perguntou: “E se houver uma expansão em nossa empresa e eu lhe pedir uma forte indicação para dividir com você sua área de atuação, quem vai indicar?”

Caro Leitor, as vantagens competitivas (inovações tecnológicas) existem tanto para nós como para todos, o que nos difere é a “prestação de serviço” ao cliente, ou seja, a maneira como o tratamos, e, se nosso concorrente está superando suas próprias expectativas quanto a isso, com quem mais podemos aprender?

Acreditem, me surpreendi. E, além disso, tornei minha vida muito mais saudável, sem aquela “aversão” à concorrência, pois não tenho dúvidas que aprendemos mutuamente e que essa “concorrência colaborativa” resume-se em um “ganha-ganha”, ou seja, com ela todos ganham.

Pensem nisso...

Flávio Maneira – consultor em gestão estratégica de pessoas, em marketing estratégico, estudioso de neurociências e associado da associação brasileira de treinamento e desenvolvimento (ABTD), executivo de vendas da indústria farmacêutica.
E-mail: flavio-maneira@uol.com.br
Site: http://www.marketingblog.com.br/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

U2 no YouTube

Eu estava lá...

Sou fã incondicional da banda, por isso também sou suspeita na hora de fazer um relatório imparcial. Mas, quando a minha opinião coincide com outros milhões que estavam atualizando o Twitter ao vivo, ao mesmo tempo em que assistiam ao concerto, aí então acho que posso dizer. As transmissões ao vivo nunca mais serão as mesmas. Abrimos o precedente e viva a jurisprudência.

Não tenho números oficiais ainda, porém, posso garantir que a qualidade do áudio e do vídeo foi perfeita. Não tive problemas com conexão (como pensei que iria ter... até comentei com os amigos "ah, com certeza, o servidor vai cair várias vezes!"). Conforme anunciado pelo YouTube, a transmissão ao vivo se deu em 16 países. E o Brasil estava lá em peso. Muitos dos comentários estavam em português.

Confiram algumas das minhas print screens feitas durante o evento:









Para assistir à gravação do do concerto, visite o site do U2 no YouTube: http://www.youtube.com/U2.

Prometa o que realmente se pode entregar!

Em épocas de suposta "crise", ainda sigo o velho ditado chinês: - em toda crise existe uma real oportunidade.
Após diversas pesquisas para investigar as causas que emperravam uma maior produtividade em vendas, sem exceção, estas pesquisas mostraram que o problema raramente está com as pessoas, mas frequentemente com o processo de vendas.
Se você quer aumentar suas vendas, melhore seu processo de vendas e seus vendedores o seguirão. A grande maioria das técnicas de aumento de produtividade concentra seus esforços nas pessoas. Isso é uma melhora temporária, se tanto. As táticas para aumentar vendas são em número tão grande quanto às empresas que as oferecem. Diferente de outras atividades de negócios, aqui não cabe a prática do “um modelo serve para todos”.
Por outro lado, estas táticas estão alicerçadas em dois fatores chaves:
- Primeiro são dirigidas aos vendedores e não ao processo de vendas;
- Segundo, nenhuma destas abordagens começa com a análise e avaliação quantificada do “modos operandi” atual. Sem benchmarks, é impossível dizer se você melhorou, de forma quantitativa, a capacidade de vender da sua organização.
Em média os prospects cliente em potencial precisam ser “tocados” (seja por meio de anúncios, mala direta, visitas, telemarketing, pesquisas ou outras ferramentas) de seis a sete vezes, antes de se decidirem pela compra (refiro-me as vendas “business-to-business”, isto é, de uma empresa para outra). Entretanto, os vendedores abandonam o esforço de venda, em média, depois de duas tentativas. Você não pode ganhar marketshare sem antes aumentar prospectshare!!!Para que você tenha mais sucesso, sua empresa precisa falar com mais freqüência em prospects qualificados. Infelizmente, todas as forças de vendas são orientadas a desenvolver novos clientes ao mesmo tempo em que vendem para os clientes atuais. E isto gera uma tensão constante. Em média, as equipes de venda investem menos de 15% do seu dia trabalhando na busca de aumento de receita. A combinação downsizing e reengenharia, para redução de custos, somada às estruturas convencionais das áreas de vendas, impede que os vendedores dispensem mais tempo em atividades que produzem receitas. O que se traduz em redução da capacidade de vender nas organizações.
A posição que o produto se encontra no seu ciclo de vida precisa ser claramente identificada, antes do lançamento de qualquer programa de vendas. Normalmente, todos os produtos vão de um estágio de vida jovem até a maturidade e obsolência. Nos primeiros dias de vida do produto, especialmente quando pioneiro, é necessário que o vendedor tenha perfil de “abridor de caminhos”. A equipe contratada quando um produto estava na adolescência provavelmente será ineficiente quando ele atingir a meia idade ou obsolescência. Como os produtos e as empresas movem-se através dos seus ciclos de vida, também a remuneração, os critérios de recrutamento e seleção, treinamento e o processo de vendas devem mudar para manter o alinhamento com os objetivos da organização. A transição entre os pontos do ciclo de vida dos produtos são freqüentemente, momentos em que a gerência fica alarmada porque o produto “não está mais vendendo como antes”. A típica organização de vendas investe muito pouco inspecionando o processo de venda.
Quase toda sua energia é voltada a inspecionar resultados. O que é o mesmo que dirigir um carro a 80km por hora olhando para o espelho retrovisor. Só é possível ver aonde se esteve, não para onde se está indo. Para ser mais produtiva e lucrativa, uma empresa precisa desenvolver sua política de prospecção de novos clientes, de maneira disciplinada e estruturada, por profissionais de outra área que não a dos vendedores.
Por incrível que possa parecer, nem sempre aumentar vendas é sinônimo de obtenção de receitas, e explico, muitas vendas podem gerar acréscimo nas despesas correntes, se não for detectado qual o seu real pulmão para suportar esta alavancagem. É necessário que as organizações estejam estruturadas de modo a gerar incremento em suas vendas atrelado ao fator estrutura, ou seja, "Prometer o que realmente se pode entregar".

sábado, 24 de outubro de 2009

Um pouco mais sobre mídia social e web 2.0

Pessoal,

Em minhas andanças pelos sites em busca de projetos legais, encontrei a apresentação abaixo, da Fresh Consulting, que nos abre um pouco a cabeça, sobre o que é Mídia Social depois da Web 2.0.

É um pouco longo, mas conteúdo nunca é demais né...

Não deixem de ver e dar feedbacks.

Abração.

Fonte: http://www.slideshare.net/freshconsulting/fresh-social-media-marketing


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A velhinha atrevida das Havaianas fez as vendas crescerem 74%

Pelo jeito sexo ainda vende, contrariando a nova onda buyológica. A velhinha atrevida das Havaianas fez as vendas crescerem 74%, segundo o blog Últimas Notícias da Exame.

O comercial é aquele da velhinha que sugere à neta arranjar um moço bonito como o Cauã Reymond e a neta fala deve ser muito chato casar com famoso... A vovó responde: mas quem está falando em casamento?Estou falando em sexo. Esse comercial foi retirado do ar (mas permanece na internet) por causa de reclamações de consumidores.

Segundo a Cristiane Correa, “em setembro, nas quase 60 lojas das Havaianas espalhadas pelo país, as vendas do modelo Fit (modelo do comercial) aumentaram 74% em comparação ao mês de agosto. Quem me passou o número, que acaba de ser consolidado, foi a executiva Carla Schmitzberger, diretora da Alpargatas (empresa dona da marca Havaianas). Segundo ela, sempre que um modelo vai para uma campanha de TV as vendas aumentam entre 30% e 40%. O resultado da campanha da avó moderninha, porém, foi muito superior.”

Para ver o comercial: http://www.havaianas.com.br/#/campaigns?id=156

Fonte da notícia: http://portalexame.abril.com.br/blogs/cristianecorrea/listar1.shtml

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

The Fun Theory - Soluções para melhorar o mundo.

Um site vem fazendo muito sucesso ao redor do mundo, chama-se The Fun Theory.

Este site, que é da Suécia, com o apoio da Volkswagen, tem incentivado as pessoas a criarem soluções criativas, que façam bem para a sociedade de alguma maneira.

Nesta primeira parte do projeto, nós temos os vídeos abaixo, que deram as seguintes soluções criativas:

1- montaram uma lixeira para descartar garrafas, bem criativa, como se fosse uma máquina de fliperama...a galera pirou.
2 – Foi montada uma escada, ao lado de uma escada rolante, que cada degrau que a pessoa sobre, toca uma tecla, simulando sons de piano. A galera deixou de usar a escada rolante, para brincar na escada comum.
3 – Uma lixeira, que quando a pessoa lança um produto, faz um som como se estivesse caindo de uma distância muito grande...tipo desenho animado entende? E com essa iniciativa a quantidade de lixo colhida no parque, praticamente dobrou, pois todos queria ouvir o som.

Essas iniciativas, são bem bacanas e a melhor solução é premiada em 2.500 euros. O concurso atual começou no dia 01 de Outubro e vai até 15 de Novembro, e depois passará por um júri especializado.

Site: http://www.thefuntheory.com/

Vamos aos vídeos irados:





quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Crise de Identidade Empresarial



Uma prática corriqueira entre empresas iniciantes é imitar empresas maiores, mais estruturadas e bem sucedidas.

Quando não existe uma aparência ainda definida é normal que o empresário tenha um modelo para idealizar o seu negócio, até ai é aceitável e muito natural, o problema é quando o iniciante acredita que será o grande.

Aparências parecidas, incentivos aos funcionários nos moldes do “imitado” e produtos muito similares farão com que uma empresa iniciante jamais seja grande, não vá além, nunca, de uma tímida sombra do que pretende imitar.

Pela inexperiência em saber como criar uma identidade própria, muitos cometem o mesmo pecado e acabam se baseando em um que teve uma experiência bem sucedida e vitoriosa, mas esquecem que nada é igual, nem se repete.

O filósofo Heráclito dizia que “Ninguém pode se banhar no mesmo rio por duas vezes”.

Assim, também, são as empresas ou sua carreira.

A empresa modelo não teve exatamente os mesmos recursos de investimentos, não iniciou no mesmo ano, com a mesma economia e mercado, não atingiu os mesmos consumidores, com o mesmo poder aquisitivo, fornecedores e suas negociações. Todos esses fatores e muitos outros mais, serão determinantes para construir uma estrada individual.

Muitas vezes, o que é bem sucedido para um não é para o outro e o contrário também é verdadeiro, muitas vezes o erro de um é o acerto do outro.

Assim, formar uma identidade própria é a base para um crescimento saudável, ímpar e vitorioso, claro que com bases sólidas e conceitos bem sucedidos, tendo em vista que práticas dos outros são meios para refletirmos, mas jamais, colheremos os mesmos, exatos, resultados.

Outro aspecto importante é quando uma empresa já criada e em funcionamento, sem ter formado, ainda, a sua individualidade, passa a ficar de olho nos concorrentes bem sucedidos para colher os mesmo resultados e, inevitavelmente, se frustrarão.

Nos anos 60, um empresário americano veio ao Brasil para conhecer como funcionavam os grandes hipermercados, uma novidade até então.

A primeira loja a criar esse conceito no Brasil foi o Carrefour, inovando e sendo alvo de curiosidade e admiração porque o que se conhecia na época eram supermercados pequenos e muito limitados.

O tal empresário americano ao entrar nas hiper-lojas, ficou maravilhado e passou horas fazendo anotações de tudo o que via, tanto que foi necessário dar explicações aos seguranças sobre o que fazia por ali.

Esse é um exemplo que mostra que nos basearmos em conceitos vitoriosos, inovadores ou não, pode ser uma boa alternativa se bem aplicada, adaptando-se a sua realidade e cultura.

O empresário americano voltou cheio de idéias, posteriormente construiu seus hipermercados e soube criar seu próprio conceito, adaptado a sua realidade e seus consumidores, sem imitações e sim observações.

Quando for criar a sua empresa, ou se você ainda não definiu um estilo próprio, pense nos seus objetivos, com que consumidor quer trabalhar, quem são seus funcionários e crie o seu estilo próprio, único, intransferível, inimitável, para que quando pensem no seu produto não tenham alternativa a não ser você.

Quanto ao empresário americano, tudo o que eu disse realmente aconteceu, ele já morreu e sua empresa hoje é administrada pela sua família. Conseguiram construir uma marca sólida e invejável, sendo nada menos que a maior empresa do mundo no setor, estou falando sobre o Wal Mart.

http://www.reflexoescorporativas.wordpress.com/

Entrevista: Rodrigo Kallas

Perfil: 
Rodrigo Moreira Kallas, Diretor de Planejamento do Grupo Kallas.

Formação

Engenheiro formado na FEI, Pós graduado na FGV em Administração e Especializado em Propaganda e Marketing na ESPM




Quando e como iniciou sua carreira?
Quando tinha 18 anos na área de manutenção. Trabalhei como auxiliar de manutenção, respondendo ao encarregado e subindo nos painéis para trocar tela e fazer elétrica

O que é Marketing para você:
Um meio de vida ! Uma paixão ! A forma de divulgar e convercer os outros !

Sua empresa tem uma área de comunicação/marketing bem elaborada?
Não, mas estamos reestruturando. Recentemente contratamos uma profissional capacitada exclusiva para ser coordenadora do departamento de Marketing do Grupo Kallas.

Qual recado você dá para os jovens talentos?
Estudar muito, estar preparado é fundamental. Ser persistente, estar sempre alerta e acima de tudo ser pro ativo. Hoje o mercado é carente de gente que resolve, não tenha medo de errar, faça certo ou errado mas faça. As diligências de hoje aceitam erros do pessoal novo, porem exigem que a pessoa se arrisque !

Qual foi seu maior desafio profissional e o que aprendeu com ele ?

1ª. Fazer a recuperação econômica do Grupo Kallas

                Aprendi que para tudo tem jeito. Basta ter boa vontade, muita garra e honestidade!

2ª. Liderar o grupo para a liderança de mercado de seu segmento

Aprendi que cada ano é um novo desafio, com novas regras e novas ações. O mercado esta sempre mudando e se quiser ficar a frente, tem que estar sempre mudando também!


O que um profissional precisa para trabalhar contigo?
               
 Iniciativa! Vontade de vencer e ser o melhor de sua área, o resto da para aprender no dia a dia.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Curso de Liderança, com Flávio Maneira




Catho Educação Executiva promove curso sobre liderança
O conteúdo, de total relevância para o universo corporativo, oferece as mais novas tendências sobre liderança e autodesenvolvimento
No dia 23 de outubro, a Catho Educação Executiva, unidade de negócio da Catho Online que promove cursos e treinamento empresarial, realiza, em São Paulo, o Curso "Liderança: a Arte de Liderar Pessoas", com Flávio Maneira. O evento tem como objetivo capacitar e aprimorar as habilidades de liderança com foco em pessoas, e envolve inteligência emocional, liderança situacional e feedback.
Flávio Maneira é o conferencista do evento. Publicitário, pós-graduado em marketing e comunicação social, atua como consultor de treinamento corporativo e estudioso de assuntos ligados a neurociências envolvendo comportamento humano e linguagem corporal.
“Procuro promover o tempo todo o autoconhecimento e o conhecimento geral de assuntos que envolvem a liderança tais como: tendências mercadológicas, tipologia de personalidades, estilos de liderança, relacionamento interpessoal, equipes de alta performance, entre outros”, explica o conferencista.
Os assuntos vão desde o conceito de liderança dentro das corporações até como lidar com a inteligência emocional para administrar a própria liderança. O curso é destinado a diretores, gerentes, líderes, supervisores e a todos que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre “a arte de liderar”, comenta Flávio
Alguns dos temas abordados no curso:
- O que é liderança (conceito, mudança e mundo corporativo);- O Líder como Gestor de Pessoas;- Liderança com Inteligência Emocional;- Coach (conceito, planejamento aplicado e feedback);- Como motivar pessoas e equipes.
Para visualizar o programa completo do curso e para mais informações, clique aqui.
Serviço:
Data: 23/10/09Carga Horária: 8 horasHorário: das 8h00 às 18h00 Local: Condomínio Casa Del LavoroAl. Ribeirão Preto, 130 - 13º andarBela Vista - São Paulo - SP
Sobre a Catho Educação Executiva
A unidade de negócio da Catho Online que promove cursos e treinamentos empresariais está no mercado desde 1981. Já ajudou a desenvolver milhares de profissionais e colaborou com a melhora na performance de diversas empresas.
Ao longo desses anos, a Catho Educação Executiva desenvolveu, com qualidade e inovação, as mais diversas modalidades de treinamento: congressos, seminários nacionais e internacionais, cursos abertos de atualização profissional, cursos via Internet e MBA Online em gestão empresarial.
Sobre a Catho Online
Com o slogan "Seu sucesso é o nosso negócio", a Catho Online é líder no mercado em seu segmento, sendo o maior classificados online de currículos e empregos da América do Sul e um dos 15 maiores do mundo. O objetivo principal da empresa é facilitar as contratações, sendo responsável por intermediar o contato de quem busca novas oportunidades com as empresas que possuem vagas disponíveis. Para tornar esse processo rápido e eficiente, a Catho Online oferece também uma série de ferramentas, tanto para os candidatos quanto para os recrutadores.
São mais de 7 mil contratações todo mês realizadas por meio do site que hoje conta com mais de 180 mil anúncios de vagas. Atualmente, a Catho Online conta com 580 colaboradores diretos, e oferece produtos direcionados aos profissionais e às empresas, como Serviços de Apoio à Carreira (Análise e Elaboração de Currículo, Treinamento de Entrevista, Consultor Virtual, etc.), Cursos Online e Presenciais, Conferências, Testes Online, Pesquisa Salarial, Pesquisa Organizacional, entre outros.
A Catho Online também possui 22 escritórios franqueados pelo Brasil. Esses escritórios prestam serviços de headhunting (recrutamento e seleção), de outplacement (assessoria na recolocação de executivos), e de BPO (terceirização de processos de RH), além de oferecerem serviços da Catho Online para pessoa jurídica.






Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da Catho Online:
imprensa@catho.com.br / 11-3177-0700/ 3177-0879 / 3177-0778Carolina Stilhano – cstilhano@catho.com.br Daniel Limas – dlimas@catho.com.br Maiara Tortorette - mtortorette@catho.com.br

BWM - Na onda do Viral...

Olá leitores,

A BMW também aderiu a onda do Marketing Viral e nos brinda com um comercial muito legal.

Com poucos segundos, ela passa a sua mensagem e nos deixa de boca aberta.

Vejam e tirem suas conclusões se funciona ou não ou Marketing Viral bem feito.

Abraços:


Mc Donald´s Viral Fantástico

Galera,

Vejam esse Viral do Mc Donald´s que bacana.

Com os recursos que tinha, eles viraram cartão postal da cidade e um dos lugares que a galera tira mais fotos...

Boas idéias não precisam de somas gigantescas, mas inteligência e criatividade.

Parabéns Mc.


http://link.brightcove.com/services/player/bcpid1847321790?bctid=21676027001

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mundo imaginário versus mundo real

O grupo Foster está com um novo comercial da campanha para a sua cerveja Pure Blonde - a primeira cerveja que foi disponibilizada no mercado australiano com menor quantidade de carboidratos, ou seja, 70% a menos do que uma cerveja normal. O produto, apesar de ter essa característica de "leveza" da redução dos carboidratos, tem a promessa de ser encorpado e apresentar excelente sabor, alem é claro, de fazer jus à pureza do nome.

Bem diferente dos comerciais brasileiros com mulheres bonitas e confraternização entre amigos, os comerciais da campanha criada pela agência Clemenger BBDO tentam unir a pureza de um mundo mítico ao nosso mundo real. Afinal, eles também têm que vender cerveja para consumidores reais.

Assistam aos dois vídeos abaixo, na sequência, para entender melhor.

Comercial "Brewtopia"




Comercial "Dove Love"




A seguir, a explicação do Diretor Executivo de Criação da agência, James McGrath, extraída do site www.mumbrella.com.au:

"Nós nos vemos criando todas as próximas partes importantes da mitologia da Pure Blonde. Como sempre, é necessário o balanço perfeito entre a pureza, o mistério e a pefeição de 'Brewtopia' colidindo de frente com o cinismo de nosso, de certa forma, mundo sujo e pragmático".

Na minha opinião, eles conseguiram unir as características principais do produto e passar com precisão essa mensagem ao consumidor-alvo. O tipo de humor escolhido, com o obejtivo de alcançar o consumidor mais durão, gerou uma controvérsia que a empresa entendeu como "falem mal, mas falem de mim".

Resta saber o que sobrará para a pombinha na próxima peça a ser criada...

sábado, 17 de outubro de 2009

Lançamento do Comercial de Dr. Scholl´s no Brasil

Olá amigo leitor,
Foi lançada essa semana na mídia (grandes canais de TV) o comercial da linha de produtos Dr. Scholl´s que é uma marca que existe desde 1882.

Muitos de vocês devem lembrar-se dessa marca, que é bem antiga em nosso país e sempre esteve ligada com a área de podologia.

Ocorre que desde o início dessa década, a marca se retirou do Brasil e não esteve mais presente, pelo menos de maneira física, mas permaneceu no subconsciente das pessoas (quando a marca é forte, tem um apelo emocional e o logotipo nos remete até ela, muitos anos podem se passar, que ela continua fixa na memória).

Após alguns anos sumidos da mídia, a Schering-Plough Indústria Farmacêutica adquiriu a marca, e começou a dar um tratamento mais moderno, principalmente nos EUA, um mercado gigantesco de saúde para os pés.

Foi com essa cultura, de fazer com que o consumidor entenda a necessidade de ter cuidado com os pés, que a marca Dr. Scholl´s chegou ao Brasil em 2009 e vem fazendo muito sucesso.

Com diversos produtos inovadores e modernos, o feedback de quem experimenta é fantástico, os produtos são super bacanas, e como não poderia deixar de ser, a comunicação com o consumidor é super moderna.

Faço parte da estrutura da Schering-Plough e poder trabalhar com o renascimento da marca Dr. Scholl´s no Brasil, esta sendo uma experiência maravilhosa.

Segue o comercial que foi elaborado com muito capricho pela equipe de Marketing em conjunto com a agência Euro.

Em breve o site também estará no ar: http://www.drschollsbrasil.com.br/

Abraços:

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

6 Razões para "abrir" sua marca

No livro Open Brand, Kelly Mooney fala sobre como as empresas devem interagir com seus consumidores e como ela pode se tornar uma marca “aberta”. Como o livro mesmo define, uma marca aberta é ávida pela participação de seus consumidores e rede de contatos. E permite que seu consumidor influencie a marca e seja co-cridor do seu futuro. A marca aberta irá operar sob novos pressupostos, incluindo o que o consumidor irá pedir aquilo que deseja, irá se enganjar em um diálogo com a marca e trocar opiniões sobre ela com o público on-line. A seguir, a autora nos dá 6 vantagens de se tornar uma marca aberta:

1. Receita
Oportunidade de ganhar acesso a audiências maiores e mais diversificadas mais rapidamente. E ativar o crescimento.

2. ROI (Retorno sobre o Investimento)
Gastar de forma mais efetiva em marketing e propaganda e reduzir custos em mídia de massa.

3. Pesquisa e Desenvolvimento
Coletar ideias inovadoras vindas dos consumidores e ter um feedback mais rápido sobre os novos produtos para reduzir riscos de inventário.
4. Relevância
Manter-se no ritmo da era digital, mostrando alinhamento cultural com as crescentes expectativas de demanda. Ter consumidores participativos.

5. Relacionamentos
Transforme seus ativos principais, seus consumidores, em seus maiores aliados.

E a cereja do bolo...
6. Recrutamento
Atração de talentos que adotam a filosofia open source que combina com os princípios de uma marca “aberta”.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novo comercial do carro Polo "Cool"

Oi leitores.

Remetendo ao grande filme de Volta para o Futuro, a Volks fez um belo comercial e bem criativo...apreciem.

Abraço

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ponto de Venda Perfeito. Será que existe?

Tenho estudado bastante o assunto, compartilhado com meus amigos e também conversei muito com os alunos do ESAMC semana passada, sobre a execução perfeita de ações de Comunicação/Trade Marketing no ponto de venda.

Hoje dia 14/10, eu estive no Carrefour da Av. Ricardo Jafet em São Paulo e como tinha tempo disponível, eu comecei a verificar o ponto de venda, com muita calma.

Algumas ações chamam muito à atenção e beiram a perfeição.

A Colgate por exemplo é um case bem bacana de Trade Marketing, o Marketing no Ponto de Venda, bem executado, completamente alinhado com as necessidades impostas pela equipe de Marketing.

Esse trabalho se traduz em uma Gôndola/Espaço/Prateleira, vocês podem chamar como quiser, sensacional, com todos os artifícios que o pessoal que atua em Trade tem que estar sempre ligado para não falhar na hora H.

Vejam a foto:


A disposição dos produtos na gancheira esta muito bem distribuída, não falta produto, tem um estoque arrumado atrás, tem preço em todos os produtos, tem uma Tv de LCD, que passa um recado bem bacana para o consumidor, os materiais utilizados são de primeira, as cores remetem ao produto...beira a perfeição.

Quando vejo uma gôndola desta maneira, me deixa bem feliz, pois sei que por trás, tem uma equipe bem integrada, que vem desde uma Diretoria de Marketing/Comercial, até chegar ao repositor, que faz um trabalho fantástico.

Outra coisa que me chamou bastante atenção foi à lata de Pepsi. Achei de extremo bom gosto, bem bonita, moderna.


Vocês podem perguntar, mas o que isso tem a ver com o PDV? Tudo, pois essa modificação na lata (não sei desde quando), me despertou interesse pelo produto, desejo que não tinha há anos, nem lembro mais o gosto de Pepsi e comprei o produto.

Pois é leitor, o impulso e a beleza da embalagem do produto fez mais uma vitima...eu. Se eu gostei do refrigerante? Ainda não provei, mas a lata eu adorei.

Grande abraço: twitter: @reinaldocirilo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Consultor Reinaldo Cirilo é "Professor por um dia" na Faculdade ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketng e Comunicação


Olá leitores,

Dia 08/10 estive presente na Faculdade ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketng e Comunicação em Santos/SP, dando uma aula no projeto “Professor por um dia”.

Foi muito bacana essa experiência, pois pude compartilhar com os alunos de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda, um pouco dos meus conhecimentos de Marketing, Trade Marketing e conversamos bastante também sobre Mídias Sociais.

O que me surpreendeu foi à pegada dos alunos, a galera está super antenada, conhecem muita coisa sobre estratégia de negócios e estão ligados demais no que as empresas vem fazendo no PDV- Ponto de Venda.

Quero agradecer a oportunidade que a competente Professora Roberta Scórcio me proporcionou e ao projeto da ESAMC, que leva profissionais, para poderem dar dicas e trocarem experiências sobre o que acontece do lado de fora dos muros da Faculdade.



Um grande abraço e segue o link do Projeto: http://www.esamc.br/noticias/noticia_ler.aspx?idNoticia=3702

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Os avanços da "Neurociência", por Flávio Maneira


Conhecer cada vez mais sobre nosso cérebro é fascinante !!! e a ciência juntamente com os avanços tecnológicos, principalmente quando falamos de imageamento cerebral, possibilita compreensões até então nunca exploradas...

- Os seres humanos podem criar novos neurônios ao longo de toda a vida.
- O esforço para criar novos neurônios pode incrementar-se mediante o esforço mental.
- Os efeitos são específicos: Dependendo da natureza da atividade mental, os neurônios novos se multiplicam com especial intensidade e distintas zonas cerebrais.

O nome disso é : "Neuroplasticidade" e é simplesmente mágico saber que no que podemos fazer, basta querermos... claro...como tudo, exige disciplina e estar aberto a novos aprendizados...

Eu procuro aprender coisas novas sempre, e você ?

Abraços,
Flávio Maneira

domingo, 11 de outubro de 2009

Qual o cheiro da sua marca?

Por que o aroma de um creme solar lembra as férias? Por que o cheiro da fumaça da lenha queimada lembra uma imagem de inverno em família? Até há pouco tempo, ninguém parava para pensar nessas perguntas, e as empresas não tinham se dado conta do efeito que produz um aroma agradável na experiência do cliente. A maior parte das empresas baseia sua identidade corporativa na imagem (no logotipo, no patrocínio ou no mobiliário dos estabelecimentos) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão). Contudo, a emoção que evoca um odor pode ser decisiva na hora da compra e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir. Pode inclusive servir para melhorar a produtividade e as condições de trabalho de uma empresa.
Marketing olfativo
A técnica do “marketing olfativo” é mais uma entre as várias técnicas do marketing emocional. Chegar às profundezas do cérebro do espectador está na moda. Trata-se de uma técnica cujos efeitos perduram por vários anos seguidos. “Ela surge do convencimento de que os objetos têm aroma. Partindo dessa premissa, descobre-se que as pessoas, as casas, as comunidades, as cidades, e até mesmo os países, têm seu próprio aroma”, observa o professor de Marketing do Instituto de Empresas, Roberto Álvarez del Blanco.
EUA e Japão são os países onde há mais empresas “olfativas”, isto é, companhias que investem em um cheiro próprio por meio de dispositivos que espalham perfumes nas lojas (ambientadores). A Muzak, provedora de trilha musical personalizada, produz agora também ambientadores para as empresas. A Singapur Airlines aposta no marketing dos cinco sentidos para atingir um público selecionado; a Disney utiliza essa ferramenta há 15 anos em seus parques temáticos. Primeiro, a produtora americana deu um toque de realismo a seu público de filmes de ação ao introduzir cheiro de pólvora e de borracha queimada nas salas. Depois, impregnou as ruas e parques com cheiro de pipoca para despertar o apetite dos seus clientes. O sucesso da técnica empregada pela Disney incentivou a cadeia de hotéis Hilton e Sheraton, os restaurantes Hard Rock, a linha de automóveis de luxo Lexus e a produtora de cinema Paramount a fazerem o mesmo.

Por que todos os carros novos têm o mesmo cheiro?
Pense, por exemplo, no que acontece quando o vendedor de automóveis lhe passa as instruções sobre o novo carro que você acaba de comprar. Além de se referir à beleza dele, elogiar seu espaço interno, suas linhas modernas, o carro novo também cheira a novo, não é verdade? Não é coincidência o fato de que todos os carros novos “cheirem a novo”. Trata-se de um odor resultante de muitas horas de dedicação de um grupo de especialistas no assunto. “Há aromas específicos e outros que são universais”, explica Álvarez del Blanco. E acrescenta: “Não podemos nos esquecer de que o olfato é o mais primitivo de todos os sentidos. O ser humano tem mil genes relacionados ao olfato. Cerca de 60% estão hoje inativos. O ser humano pode distinguir entre dez mil odores distintos. Não é nada comparável aos cães, que são capazes de identificar cem mil, e aos ratos, que conseguem diferenciar entre 200.000 odores.”
Em 2003, o marketing de aromas movimentou cerca de 30 milhões de dólares em todo o mundo, e espera-se que chegue a 220 milhões em 2010. Na Espanha, o marketing do olfato é uma técnica ainda incipiente, embora o mercado de ambientadores para o lar e para o automóvel tenha crescido 74% nos últimos quatro anos. Ambos os professores concordam que esse marketing encontra-se ainda em fase inicial, e que ainda há um longo caminho a percorrer. “Nos EUA, o marketing de odores encontra-se mais avançado do que em qualquer outro lugar. Na Espanha, ainda é cedo para uma avaliação. O setor que mais investe nesse tipo de marketing é, principalmente, o de automóveis”, lembra Álvarez del Blanco.

O ser humano é capaz de se lembrar de dez mil aromas diferentes

Um estudo da Universidade Rockefeller (Nova York) revelou, em 1999, que o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, ante 5% do que vê, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam. Além disso, a memória pode reter até 10.000 aromas distintos, ao passo que reconhece apenas 200 cores, de acordo com a pesquisa feita pelos cientistas Richard Axel e Linda Buck, vencedores do prêmio Nobel de medicina de 2004.

Comprovou-se também que uma empresa que tenha aroma próprio vende mais do que outra que não possui nenhuma fragrância específica. “Isto acarreta uma diferenciação extraordinária para a marca. Trata-se de uma singularidade que a afeta de modo cabal. As associações estereotipadas são valiosas, fidelizam o cliente e, principalmente, engendram uma qualidade que é tesouro de toda marca”, revela Álvarez del Blanco. “Normalmente, os odores fortes vendem mais. Por exemplo, deixar aberto o forno com pães recém-assados em uma padaria é uma maneira de atrair o cliente que passa pela rua e que se deixa levar pelo aroma agradável que desprende do pão fresco.”
Assim, o odor de um creme solar lembra as férias; a torta de maçã quente evoca uma reunião de família e uma fragrância de brisa marinha é sinônimo de liberdade. Contudo, 83% dos investimentos publicitários se concentram em mensagens que procuram seduzir os olhos e os ouvidos, deixando de conquistar os demais sentidos. Álvarez del Blanco lembra que “o aroma percebido pelo olfato dever ser coerente com a atividade da marca para que o efeito seja agradável”. Portanto, quando se atinge esse objetivo, o cliente tem uma sensação “agradável, de ordem e de profissionalismo”. Contudo, os especialistas estão de acordo em relação ao fato de que os clientes compram experiências, e não produtos. “O odor se associa ao momento em que sinto o desejo de adquirir um produto ou serviço, e não à marca em si. Minha experiência com um determinado produto em casa vai muito além disso”.
Fonte: marketing.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eco4Planet – Marketing Ecológico...


Olá leitores,

Como todo mundo sabe e alguns estão até de saco cheio de tanto ouvir, diversas empresas tem levantado a bandeira da sustentabilidade, fazendo algumas campanhas de preservação e etc (a maioria com poucos resultados concretos).

Eis que um mecanismo de busca, bem bacana, nos traz uma ação show de bola.

O site: http://www.eco4planet.com/pt/ é um site ecologicamente correto. Como assim?

Bom, ele é um site com cores escuras, mais precisamente preto e verde, para evitar que o monitor e o micro trabalhem mais, como é o caso da tela branca, isso diminui a liberação de CO2 na atmosfera...que bacana, pois economiza até 20% de energia.

Este site, ele está linkado com o mecanismo de pesquisa do Google e já tem aproximadamente 1 ano de vida, mas não tem qualquer vinculo com a empresa americana.

O site é independente e a galera que cuida (não consegui encontrá-los na pesquisa), cuida com muita atenção desse projeto e desde Agosto de 2009, está plantando 1 árvore a cada 50 mil pesquisas, por temas nunca antes pesquisados.

Pode até parecer pouco, mas em dois meses, já plantaram 46 árvores na Região de Ribeirão Preto, até onde me parece com recursos próprios.

Vale à pena conhecer o projeto. Se porventura, alguém conhecer essa galera, me passe o contato, pois pretendo conhecer mais do projeto.

Abaixo seguem algumas informações uteis que tirei do site deles, como curiosidades:

O que é o eco4planet e por que usar?

O eco4planet utiliza o sistema Google™ Pesquisas Personalizadas, mantendo assim a mundialmente reconhecida capacidade das buscas Google™, com um visual também simples e rápido, porém inovador na utilização predominante da cor preta para gerar economia de energia.

Sua criação prova que pequenas ações diárias podem gerar economia de energia, resultando em menores gastos e ainda vários outros benefícios.

Desde agosto de 2009 o eco4planet efetua o plantio de árvores de acordo com o número de pesquisas realizadas através dele, um passo importantíssimo para sua proposta ecológica - mais uma vez provamos que todos tem condições de colaborar com o meio ambiente e a sua participação divulgando o eco4planet é fundamental. Você pode acompanhar o contador de árvores na página principal e nos seguir via Twitter para ficar por dentro das datas e locais de plantio

O eco4planet ainda economiza energia pois sua tela é predominantemente preta, e um monitor utiliza até 20% menos energia para exibi-la se comparado à tela branca. Considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas no Google™ com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teríamos com um buscador de fundo preto a economia anual de mais de 7 Milhões de Kilowatts-hora! Esse valor equivale à:

• Mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por 1 hora;
• Mais de 77 milhões de geladeiras desligadas por 1 hora;
• Mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por 1 hora;
• Mais de 58 milhões de computadores desligados por 1 hora.

Economizar energia é uma forma de ajudar o planeta uma vez que para geração de eletricidade incorre-se no alagamento de grandes áreas (hidrelétricas), poluição do ar com queima de combustíveis (termoelétricas), produção de lixo atômico (usinas nucleares), dentre outros problemas ambientais. Soma-se a isso o fato de que o eco4planet pode gerar menor cansaço visual ao visitante se comparado a uma página predominantemente branca.

Sendo assim não há dúvidas de que essa ação é extremamente válida uma vez que somados os usuários teremos um resultado realmente significativo de economia de energia, gastos, preservação da natureza, e ainda mais: acreditamos que olhar sempre para o eco4planet fará com que as pessoas se lembrem da necessidade contínua de economizar energia elétrica e proteger a Natureza!

Parabéns pela iniciativa e visitem também o blog: http://blog.eco4planet.com/

Grande abraço amigos.

Seminário internacional discute jornalismo online em SP

A internet pode reverter o resultado de um golpe de estado? Redes sociais, como Twitter e Facebook, são fontes jornalísticas? Como os grupos de mídia e os jornalistas estão enfrentando a revolução digital? Estes são alguns dos temas que serão debatidos durante o MediaOn 2009 - 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online, a ser realizado entre os dias 27 e 29 de outubro em São Paulo. O evento é uma parceria entre o Instituto Itaú Cultural e o Terra, empresa de internet e mídia digital líder na América Latina.

Com o tema Futuro Incerto e a Revolução Permanente na Mídia, o fórum, que tem apoio da BBC Brasil e da CNN, discute as tendências atuais e futuras da informação no mundo digital. Entre os convidados desta edição está o diretor do The Nieman Journalism Lab da Universidade Harvard, Joshua Benton. Com mediação de Ricardo Lessa, do canal GloboNews, ele abrirá o evento com uma análise sobre como o jornalismo de qualidade pode sobreviver e prosperar na era da internet.

A programação do MediaOn inclui profissionais das principais mídias do mundo, como Nathalie Malinarich, editora-executiva de Mundo da BBC, Nick Wrenn, vice-presidente de Serviços Digitais da CNN Internacional, Marcos Foglia, gerente de Novas Mídias do Clarín Global, da Argentina, e Pierre Haski, editor-chefe do site francês Rue89.com. Entre os debatedores brasileiros estão Antonio Guerreiro, gerente de conteúdo do recém-lançado portal R7, da TV Record, Pedro Doria, editor-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado, Danilo Gentili, repórter do CQC, programa de jornalismo e humor da TV Bandeirantes; Altino Machado - Blog da Amazônia, de Terra Magazine, e Camilla Menezes, twitter de Mano Menezes, José Henrique Mariante, editor de Esporte na Folha de S.Paulo; Luiz Fernando Gomes, editor-chefe do Grupo Lance!, e Julio Gomes, editor do ESPN.com.br e do ESPN 360. Confira a programação completa do seminário.

As inscrições para o MediaOn são gratuitas. Para garantir a vaga nos debates é preciso comparecer ao Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, em São Paulo, 30 minutos antes do início de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente através do email do MediaOn. Cadastros para notícias sobre os debates podem ser feitos no site do evento. O MediaOn será transmitido ao vivo também pela internet e através de redes sociais, como o Twitter.

Sobre o MediaOn
O MediaOn é um fórum internacional criado em 2007 por jornalistas e profissionais da internet para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital. A curadoria do evento é de Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra para a América Latina, Fernanda Ceravolo, diretora do estúdio Vinil, e Jaime Spitzcovsky, diretor da PrimaPagina.
(FONTE: Portal Terra - Redação Terra - 09/10)
Link para a matéria:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4029732-EI306,00-Seminario+internacional+discute+jornalismo+online+em+SP.html

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Natura traz Sting para o Brasil

O festival About Us deste ano terá patrocínio da Natura e passará a se chamar "Natura Nós About Us, o mundo é nossa escolha". O encontro tem como objetivo chamar atenção para sustentabilidade por meio da cultura e da arte. A intenção do festival, que acontece entre os dias 21 e 22 de novembro, na pista de Atletismo do Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, é demonstrar que a participação individual é muito importante para a construção de um mundo melhor.O evento terá atrações como Sting, Jason Mraz, Lenine, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e AfroReggae. Outras atividades são oficinas com cooperativas, grupos culturais, exposições com artistas e designer com utilização de material reciclado e praça de alimentação orgânica. O primeiro dia do Natura Nós About será dedicado à família, com apresentações da dupla Palavra Cantada, do coral Meninos do Araçuaí e do Hi-5 Cinco Sentidos. Já no segundo dia acontecem os shows, com a presença do cantor, compositor e criador da Rainforest Foundation, Sting, e de Jason Mraz. Todo o processo de triagem, reciclagem e compostagem do lixo gerado no festival poderá ser conhecido pelo público por meio da ferramenta do Google Maps, "Pratique Verde", que permite ao usuário localizar e marcar o local que gostaria de plantar uma muda ou semente. Também será incentivada a carona compartilhada e bicicleta com meios de locomoção até o evento.
Os ingressos custam R$ 120 (arquibancada), R$ 200 (pista), R$ 240 (cadeira) e R$ 500 (pista premium). Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada. As entradas começam a ser vendidas no 9 de outubro na bilheteria oficial do festival, no Morumbi Shopping, pela internet e pelo telefone 4003-1527.
Os portões serão abertos às 12h e o primeiro show, que será do AfroReggae, começa às 14h30. Para fechar a programação está Sting, que sobe ao palco às 20h30. A censura do show é 14 anos.
Veja a programação do festival:
14h30 – 15h AfroReggae
15h15 – 15h45 Arnaldo Antunes
16h15 – 17h Carlinhos Brown
17h30 – 18h15 Lenine
18h45 – 20h Jason Mraz
20h30 – 22h Sting

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fórum e Workshop - Remuneração Estratégica


Olá amigos,

É com grande prazer que venho informar sobre o curso que o nosso consultor Flávio Maneira estará ministrando na Catho.

Será um Workshop, focado em um público selecionado, sobre a questão de Remuneração Estratégica.

Como parceria entre a Catho e o Marketing Blog, nós conseguimos uma cortesia para vocês. Para ganhar esta cortesia, favor enviar um e-mail para flaviomaneira@hotmail.com, dizendo que viu no blog/twitter a promoção e que quer uma cortesia.

Será sorteado um leitor e o nome divulgado no blog nos próximos dias.

Segue um pouco do programa - Boa Sorte.



Programa:

Sabemos que, nos dias atuais, as empresas não concorrem apenas para conquistar os clientes, mas também para ter os melhores produtos e serviços. Com isso, a corrida por atrair e reter os profissionais mais qualificados está cada vez maior.

A performance dos grandes talentos passa a ser decisiva na atuação da empresa, impactando diretamente nos resultados e desempenho dos negócios da organização. Assim, como manter esses profissionais em sua equipe?Para auxiliar as organizações, a Catho Educação Executiva realizará a conferência “Remuneração Estratégica – Retendo Talentos e Estabilizando os Custos de uma Forma Competitiva”, no dia 16 de outubro e, no dia 17 de outubro, o workshop “Gestão de Pessoas como Forma de Retenção de Talentos”.

A Remuneração Estratégica será apresentada como instrumento de capacitação da organização para atrair e reter os melhores, além de incentivá-los a manter-se alinhados aos objetivos da empresa.

Especialistas e profissionais de alto nível apresentarão casos práticos e atuais sobre: remuneração variável, benefícios flexíveis, a importância de cargos e salários, avaliação por competência e formas eficazes de gestão.Descubra como atrair novos talentos e também como motivar e reter os melhores de sua empresa!

Participe conosco!


What the Fuck Is Social Media: One Year Later - Demais!!!

Uma apresentação sobre Mídia Social vem causando bastante borburinho na internet. A especialista em mídias sociais e branding digital Marta Kagan lançou após um ano da primeira versão a apresentação: “What the F**k Is Social Media: One year later”.

Esta apresentação é fantástica, talvez a melhor que eu tenha visto sobre o tema, pois nos explica o fenômeno que se tornaram as mídias digitais, a velocidade que as coisas acontecem, nos mostram números inacreditáveis e te dá umas preciosas dicas para começar a utilizar.

As novas mídias como Facebook e Twitter, são os destaques dessa nova apresentação e que por sinal na apresentação antiga nem aparecem.

Em breve eu coloco no ar a outra apresentação “What The F**k Is Social Media?”, mas nesse momento, nós vamos ficar com a mais fresquinha...

Grande abraço e não deixem de ver, mesmo em inglês dá para entender bem (para quem não tem grande vivência na língua).




Fontes: http://www.slideshare.net/mzkagan/what-the-fk-is-social-media-one-year-later
www.agenciajoes.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pensamentos ufanistas

Ufanismo, segundo o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, significa uma "espécie de otimismo nacionalista". Há uma tendência de que o ufanismo esteja mais evidente nos dias de hoje quando uma nação alcança um objetivo ou se destaca em uma área específica. Sim, refiro-me à decisão do Comitê Olímpico Internacional sobre a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, embora o consultor Fabricio Massa já tenha colocado os detalhes técnicos neste blog. Uma vitória que talvez seja o início do começo da batalha contra o negativismo, contra o "eu te disse, mas eu te disse" (que algo sairia errado!) do antigo desenho animado Carangos e Motocas.



Recentemente, uma empresa privada de pesquisa sobre reputação corporativa, o Reputation Institute, publicou um levantamento sobre o que os cidadãos de 33 nações pensam sobre seus países. O instituto pediu que cada participante classificasse sua confiança, admiração, respeito e orgulho por seu país e o resultado foi apresentado na forma do índice de Auto-imagem Nacional e publicado pelo site Economist.com. Austrália e Canadá ficaram no topo da classificação. Infelizmente, o Brasil foi um dos últimos da lista, bem próximo ao Japão - o país de menos reconhecimento por parte de seus cidadãos. Fiquei pensando, por que será? Afinal, vivemos cantando que somos brasileiros com muito orgulho e com muito amor.

Lembrei-me, então, de várias frases corriqueiras, que cresci ouvindo, como "No Brasil, só o que vai para a frente é o atraso" ou "Brasil - ame-o ou deixe-o. O último a sair apaga a luz do aeroporto!". Isso mesmo. Várias gerações, inclusive a minha, cresceram com o coração na mão, sempre achando que algo de errado fosse ocorrer, ainda que as coisas estivessem caminhando de forma positiva. Parece que sempre preferimos acreditar no pior porque, se o pior acontecesse, já estaríamos preparados. E, se o melhor acontecesse, ficaríamos no lucro. Em resumo, cortamos os laços com a decepção, criamos uma redoma protetora. E o resultado da pesquisa do Reputation Institute reflete essa situação.

Curiosamente, anos de pessimismo e de pensamentos contrários parecem ter criado uma força motora invísivel, inversamente proporcional, que está levando o país adiante. O Brasil passou pelo pior da crise mundial de uma forma superior a vários países desenvolvidos. A Copa do Mundo de 2014 é nossa, as Olímpiadas são do Rio, do Brasil e da América do Sul. O coração pulou das mãos para os olhos e o mundo viu os brasileiros chorarem. Gente grande chorando feito criancinha. O brasileiro brincou com o Obama e até trouxe o delicioso sorriso do Mussum, que se espalhou online até na casa do então inimigo, para a comemoração. Recebi muitas mensagens de estrangeiros dando os parabéns ao Rio e dizendo que foi a melhor escolha, sem dúvida.



Ilustração de Rodrigo Hashimoto


Não quero aqui ignorar que há um longo caminho pela frente, nem me esquecer de todos os problemas sociais que entristecem nosso dia-a-dia. No entanto, pela primeira vez, vi uma categoria profissional satisfeita com a decisão do COI: os jornalistas. Acompanho muitos jornalistas brasileiros no Twitter e me chamou a atenção que muitos deles comemoraram o fato e, ainda, fizeram campanha para expulsar os urubulinos da Internet, ao contrário do que acontecia anos atrás. Será o fim do negativismo? Ah, por favor, Reputation Institute, faz a pesquisa de novo? Brasil, meu Brasil brasileiro...

Marketing Viral - Comercial da Audi

Grande comercial da Audi, para promover os seus carros movidos a Diesel, mas com um tratamento diferenciado, que acaba por focar o comercial no sentido mais ecológico.

É um vídeo diferenciado pela qualidade assim como os seus carros.

Grande abraço.

sábado, 3 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olímpiadas RIO 2016!

O Rio de Janeiro bateu nesta sexta-feira Madri na rodada final da disputa para conquistar o direito de organizar os Jogos de 2016, por 66 votos a 32. Com isso, encerra um sonho que começou em 1992 e que já custou mais de R$ 180 milhões só em candidaturas. Chicago e Tóquio também foram superadas pelos cariocas.O anúncio, feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, provocou uma reação histérica na delegação brasileira. O presidente Lula foi envolvido por abraços de políticos, atletas e dirigentes esportivos. A maioria deles aos prantos.Com a vitória, o Rio se torna a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Além disso, faz o Brasil repetir os feitos de México, Alemanha e Estados Unidos, que organizaram, com diferença de dois anos, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. A caminhada brasileira rumo à sede da Olimpíada se iniciou em 1992, com a frágil campanha de Brasília para abrigar os Jogos de 2000. O Rio entrou na disputa duas vezes, para as Olimpíadas de 2004 e 2012, antes de sair finalmente vencedor.A campanha Rio 2016 começou tímida. Na fase inicial da candidatura, o Rio de Janeiro ficou em quinto lugar na avaliação realizada pelo COI, atrás até mesmo de Doha, que não foi à fase final porque proprôs os Jogos em um período de extremo calor.Com o tempo, a candidatura carioca entrou nos eixos. A campanha maciça feita pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, frente aos membros do COI, aliada à influência do ex-presidente da Fifa João Havelange e o corpo a corpo realizado por Pelé fizeram com que o Rio conquistasse os votos decisivos da eleição.
A apresentação desta sexta-feira também influenciou no resultado. O Brasil se defendeu em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português) e contou com discursos de Havelange, Nuzman, Sergio Cabral (governador do Rio), Eduardo Paes (prefeito da cidade), Henrique Meirelles (presidente do Banco Central), Isabel Swan (medalhista olímpica) e do presidente Lula, que pediu ao COI "vencer o desafio" de expandir os Jogos Olímpicos."O Lula disse que nunca tinha participado de um momento tão bonito. Ele é um personagem fantástico, nunca vi alguém com um amor tão grande pelo Brasil", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.O discurso do presidente Lula e o projeto do Rio de Janeiro comoveram os membros do Comitê Olímpico Internacional. Na votação, a cidade de Chicago, que era apontada até como favorita, foi a primeira a ser eliminada. O resultado provocou reações de surpresa e festa no centro de imprensa do Bella Center, onde a eleição foi realizada.Logo em seguida foi a vez de Tóquio ser eliminada, para a tristeza dos atletas japoneses que acompanharam a apuração ao lado dos jornalistas. Ficaram para a final Rio de Janeiro e Madri. E, após uma hora de espera, a cidade brasileira foi finalmente anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.Agora, com a vitória, o Rio de Janeiro precisa acabar com a desconfiança de que cometerá os mesmos erros do Pan. Para colocar os Jogos Pan-Americanos de 2007 de pé o Rio gastou bem mais do que estava previsto no orçamento e não entregou alguns pontos chaves do projeto, como a melhoria na rede de transporte.O transporte, aliás, é um dos pontos fracos do projeto para 2016. O sistema de hotelaria da cidade também causa preocupação, uma vez que o Rio ainda não tem a garantia de que todos os quartos prometidos serão entregues.Para resolver os problemas, o Rio de Janeiro apostou no maior orçamento entre as cidades finalistas. A Olimpíada de 2016 vai custar cerca de R$ 25,9 bilhões, com os gastos divididos entre os governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada.Enquanto a gastança não começa, o clima é de festa. A expectativa é que 100 mil pessoas compareçam à praia de Copacabana para comemorar a vitória carioca. Em Copenhague, a festa será realizada no hotel SKT Petri, quartel-general da delegação brasileira na cidade.
Assista o emocionante vídeo institucional criado por Fernando Meirelles que promoveu a candidatura do Brasil!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Resenha do Livro - Planejamento Estratégico Digital

Olá amigos,

É com grande prazer, que eu indico o livro de um novo amigo do mundo digital.

O Felipe é um profissional planner e escreveu com muito carinho o livro que indicamos.

É muito bom ver jovens talentosos, escrevendo sobre áreas que ainda não são tão exploradas.

Parabéns pela atitude...sigam o cara pois ele é fera.




A web deixou de ser futuro. É presente. E o consumidor online está diferente!

Ele tem muito mais acesso a informação, se interessa mais pelo que os outros consumidores escrevem do que um banner na home de um grande portal; as marcas estão se adaptando a esse novo cenário. Assim os sites não são mais elaborados pela dupla: criação e tecnologia. O profissional do planejamento está cada vez mais presente nos projetos digitais já que, com a chegada da Web 2.0, aumentou o número de celulares, palmtops, games, blogs, vídeos e redes sociais.

Hoje os projetos digitais acompanham o consumidor: ele quer e paga por isso. Projetos bem planejados são a certeza de sucesso para os anunciantes.

Novas agências digitais nascem a cada dia, novos profissionais de web se formam a cada dia, tentando atender a crescente demanda dos anunciantes, que tendem a crescer ano após ano.

Este livro visa abordar esse tema de forma simples, clara e objetiva, ensinando como pensar estrategicamente um projeto digital, observando e analisando mercados, consumidores, concorrência, tendências e, com isso, elaborando estratégias eficazes, sempre usando como exemplo uma empresa fictícia “criada” apenas para este livro, chamada Canetas Legais.

Forte abraço e obrigado!

FELIPE MORAIS
55 11 7039.5550
www.felipemorais.weebly.com
MSN: luiscanal4@hotmail.com
Se atualize: http://plannerfelipemorais.blogspot.com
Autor do livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport)
twitter.com/plannerfelipe
Rede Social para Planners: pedigital.ning.com
Comunidade PEDigital no Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=55408484669&ref=ts

O Mendigo e o Marketing

Essa é uma campanha feita pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing. Acho que ela passa o espírito do marketing, então trouxe para contribuir com a campanha ´´O que é marketing?``.

Antes fiquei pensando sobre a forma que abordaram o assunto, pois colocar um mendigo em cena, retratando diretamente o dinheiro pode ser forçar a barra. Mas ao mesmo tempo prova que em qualquer lugar, voce pode propor idéias para melhorar a situação, seja desde uma mega empresa a vida de um mendigo. É resumir o que é marketing. Entenda o problema, analise o contexto, proponha ações e acompanhe o resultado.

Divirtam-se com a idéia: